Anúncio

Collapse
No announcement yet.

LNBF Universal x Focal Point

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• LNBF Universal x Focal Point

Olá amigos do Forum,

Gostaria de saber se alguns de vcs já conseguiu usar um LNBF Universal de antenas tipo Off Set em antenas tipo Focal Point.

Acontece que tenho uma antena parabólica de fibra de 2mts em excelente estado de conservação usada antigamente em banda C.

Se possível gostaria de usar as 3 hastes existentes + a flange do LNB antigo...

Sei que existem LNBF´s focal point à venda, porém não sei se existem adaptadores adequados para antenas antigas.

Isto tudo prá mim é apenas um hobby, e se for possível utilizar esta antiga antena prá sintonizar a(s) mãezonas (vem aí a #2 não é mesmo?) seria muito bom.

Se alguém já fez este tipo de adaptação e puder ajudar, será ótimo pois não terei de começar do zero.

Grande abraço do Reverendo Jones

Sweet Dreams (Annie Lennox)

Sweet dreams are made of this
    Who am I to disagree?
    I travel the world
    And the seven seas
    Everybody's looking for something.
    Some of them want to use you
    Some of them want to get used by you...

Amigos,

Elaborando um pouco mais a questão acima, sei que existem LNBF´s banda C + Ku que se adaptam perfeitamente às antenas banda C que usam 3 varetas como parece ser o caso deste aqui:

hxxp://produto.mercadolivre.com.br/MLB-110600957-lnbf-duplo-banda-c-e-ku-ao-mesmo-tempo-visiontec-novidade-_JM

Mas o que eu quero mesmo é usar o anel escalar da banda C apenas para servir de suporte ao LNBF universal (as 3 varetas continuariam parafusadas no antigo anel escalar e faria a adaptação do LNBF dentro do anel escalar)

Existem LNBF´s apropriados para antenas focal point porém os que encontrei tem o anel escalar pequeno (o anel escalar de minha antena tem aprox. 15~16cm).

Como tenho 2 LNBF´s novos, gostaria de fazer uma adaptação para ficar mais ou menos igual a este aqui, porém como já disse acima, usando o anel escalar original de minha antena:

hxxp://produto.mercadolivre.com.br/MLB-109683028-lnbf-ku-zinwell-zk-j21n-pescoco-fino-focal-pont-ganho-maior-_JM

Se souberem da existencia de algum tipo de adaptador para esta finalidade, por favor me avisem.

Obrigado,
    Jones

Who am I to disagree?
    I travel the world
    And the seven seas

Comment

Se vc não tiver numa região que exija antena de mais de 1,50m pro mãezonas, eu no seu lugar, pra aproveitar bem mesmo sua antena, faria diferente:

Colocaria um LNB C nessa sua de 2m e apontaria para o B4 ou C2. Ou melhor ainda: compraria/faria um "kit carona" e apontaria ela para o B4+B3+C2+C1, tudo junto. Como a sua é grande fechada, acho que rola de boa.
      (Ou outro kit de sua preferência. Se vc tiver S900, vale a pena dar uma olhada no meu tópico sobre satélites que tem canais HD para o Brasil.)

Aí compraria uma offset Ku de 60cm (ou maiorzinha dependendo da sua região) por R$100 e colocaria o LNB Ku que você já tem. (Ou tentaria também colocar o LNB Ku de carona na antena de cima...também rola pelo tamanho dela, mas vai depender de qual kit banda C você resolver por nela.)

Juntaria tudo numa diseqc e jogaria pro receptor.

Se nunca viu esquemas assim, google por "kit carona" e entre no 1o link.
      Last edited by oxbox; 04-11-2009, 09:55 AM.

Comment

Kit Carona

[*]oxbox
        Grato pela resposta, realmente já tinha visto no ML um sujeito oferecendo um kit destes. Pelo que ele fala no anuncio não é necessário nem mudar a antena de posição. Esta é uma opção que não descartarei.

Gostaria de aproveitar esta antena de fibra de 2,40m para sintonizar sats com menor intensidade de sinal (tipo Hisp[*]s[*]t). Ficaria ligada no meu atual S806...

Tenho 2 antenas antigas da 3scay (ficaria uma no mãezona e outra no estrel[*] do sul) e 2 da finada VTD (vou trocar os suportes do lnbf) ficando cada uma em um intels[*]t, tudo isto ligado numa chave diseqc em um S900 que pretendo ganhar de papai noel...

Outra opção mais cara seria comprar um lnbf híbrido (banda C + Ku) com diseqc interno e montar na antena grande (não necessita adaptador) e deixa-la apontada para o mãezona. Hoje com uma antena gr[*]diente antiga de 60cm já pego AMZ(61)+Echo3(61,5)+EsSul1(63) razoavelmente bem com um único apontamento, então fico imaginando que, com a antena maior conseguiria captar o SR9 (que se não me engano está em 58). As antenas pequenas iriam para os sat "alternativos"...

O grande problema é que prefiro investir num S900 do que gastar na opção acima...

Inicialmente vou comprar uma chave diseqc de boa qualidade (de preferencia heavy duty) 2 suportes para atualizar as antenas antigas da VTD e talvez um lnbf focal point de pescoço fino e tentar adapta-lo usando as 3 hastes originais da antena de 2,40m (ou o kit de haste de antena de 1,5m que vendem no ML). O grande desafio será achar a distancia focal (focal point)do lnbf de pescoço fino.

Se não aparecer ideia melhor (transformar o lnbf "universal" para "focal point") vou tentar com o "pescoço fino" e, se der certo, coloco aqui as fotos da "gambiarra", hehehehe....

Abraços do Reverendo Jones

Who am I to disagree?
        I travel the world
        And the seven seas

Comment

Postado originalmente por RevJones Ver Post
          Hoje com uma antena gr[*]diente antiga de 60cm já pego AMZ(61)+Echo3(61,5)+EsSul1(63) razoavelmente bem com um único apontamento
          Você conseguiu focar o Echo3(61,5) do Brasil?

Comment

[*]solar1919,

Este sat consta na lista dos Az-AM e fazendo uma busca cega, consigo praticamente todos os canais do AMZ1 e mais alguns scrambled.
            Parece até que é um backup do AMZ1... (mesmo canais porém em TP´s diferentes).

O que me intriga é que este satélite está voltado para a América do Norte (Di$h N3twork) e talvez por isso nem aparece nesta lista .

Como já disse antes, prá mim isto tudo não passa de um hobby...

Um abraço do Reverendo Jones
            Last edited by RevJones; 12-11-2009, 02:41 PM.

Who am I to disagree?
            I travel the world
            And the seven seas

Comment

Postado originalmente por RevJones Ver Post
              Este sat consta na lista dos Az-AM e fazendo uma busca cega, consigo praticamente todos os canais do AMZ1 e mais alguns scrambled.
              Parece até que é um backup do AMZ1... (mesmo canais porém em TP´s diferentes).

O que me intriga é que este satélite está voltado para a América do Norte (Di$h N3twork) e talvez por isso nem aparece nesta lista .

Como já disse antes, prá mim isto tudo não passa de um hobby...

Um abraço do Reverendo Jones
              Exatamente isso, o FootPrint desse sat é totalmente américa do norte, além de ser todo N*3. Hoje cedo fiz uma busca cega e o retorno foram exatamente os canais do amz. Fazendo uma busca cega no eds também retorna os mesmos resultados do amz, lembrando que durante a instalação da antena de forma alguma tentei fazer bi-apontamento. Na minha opinião o que acontece nesses casos é que os TP's mais fortes (devido o apontamento) do amz interferem ou sebrepõem os demais. E claro que 0,5w faz diferença ou não teriam sat's com essas coordenadas.

Abraços meu caro!

Comment

Working...
              X