Postado originalmente por andpro
Ver Post
Eu sugeri testar com qualquer fonte por uma razão muito simples : O problema no xzlink NÃO É DE FONTE EXTERNA, pelo menos no meu caso. Eu tenho um s810b que funcionava bem em DHCP e de repente resolveu não funcionar mais, e não era problema do meu servidor NEM DA FONTE DO S810B muito menos de atualização, pois refiz a atualização que funcionava antes por várias vezes e não obtive mais sucesso, mesmo depois de fazer recovery e retornar as configurações de fábrica . Eu medi com um multímetro e a tensão de saída do deco estava perfeitamente estável em 12,45V sem carga.
Vi que ele funcionava em STATIC durante algum tempo e depois não funcionava mais, e notei que meu problema era relacionado ao endereço IP do xzlink, eu não conseguia me logar no meu servidor de jeito nenhum e sabia que ele estava OK, então bastava mudar um único nr. no final do endereço IP do xzlink e ele se logava. Conclusão : como com a fonte externa o deco se desliga mas o xzlink fica alimentado constantemente o endereço IP se mantém estático e por isso eu me logo SEMPRE e automáticamente, mesmo continuando a receber a msg CHECK YOUR DONGLE CONNECTION OR YOU NEED TO UPGRADE e se eu tento dar read na rede, o meu continua dando a msg SET NET CONFIG ERROR e mesmo assim meus problemas acabaram.
Por fim, eu falei que fonte de celular deve servir pq o circuito do xzlink é muito pequeno e DUVIDO que ele tenha um consumo que precise de uma fonte de 350mA ou mais de corrente. Eu estou usando uma fonte de um receptor digital de 12V/1A de ótima qualidade, perfeitamente estável e mesmo assim continuo recebendo as mensagens de erro, o que prova que o problema não é de consumo da fonte, o que essa fonte faz é manter o endereço IP estático e por isso o xzlink consegue se logar em STATIC sem dar mais problemas.
Por isso volto a afirmar, se vc tiver uma fonte de 9 a 12V MESMO QUE SEJA DE CELULAR, antes de ir na loja e pagar caro por outra, meça a tensão dela pra ver se é positivo interno e se a tensão está estabilizada e mande bala, na pior das hipóteses se a corrente for insuficiente pra alimentar o xzlink ele não vai funcionar direito mas queimar não vai. Eu não medi o consumo do xzlink porque meu alicate amperímetro nem consegue medir em uma faixa de corrente tão baixa, mas pra vc e outros que conhecem um pouquinho de eletrônica, vou transcrever o que está no folheto do xzlink, que veio junto com ele, na seção C -SPECIFICATIONS :
Power Consumption : DC IN 7 ~12V , Under 0,8W
Ou seja, amigo, estamos falando de um consumo de 800 mW máximo em uma tensão de 7 a 12VDC em uma carga que por ser puramente eletrônica não é uma carga indutiva e pode ter fator de potencia considerado como 1, ou seja, resistiva, e podemos aplicar a Lei de OHM direto nela, o que dá um consumo NA PIOR DAS HIPÓTESES, com tensão de 7V, de 115mA sómente, e na tensão de 12V ( maioria das fontes) apenas 67mA.
Então, amigo, volto a afirmar que se vc tiver uma fonte de celular que tenha acima de 7V na saída ela vai funcionar muito bem com o xzlink, pois a maioria tem corrente acima de 350mA, sendo o maior problema a tensão, que pelo menos nas duas fontes de celular que tenho aqui é de 5,5V, insuficiente para o nosso brinquedinho. Com certeza eu concordo com vc que não pode ser uma fonte qualquer de camelô, eu mesmo tentei usar uma fonte emprestada de um amigo que quando estava setada pra 12V ( era daquelas universais que tem tensão de saída ajustável) ela variava a tensão de saída entre 9 a 20 V, e isso sem carga ! É claro que não usei ela, pois com certeza queimaria meu xzlink. Mas no caso das fontes de celular, que são feitas pra grande fabricantes de eletrônicos, elas com certeza tem uma qualidade e regulação de tensão bem melhor que a maioria das fontes genéricas a venda por aí.
Por fim, amigo, respeito muito o seu status de senior member, mas te peço que não afirme categóricamente algo do qual não tenha certeza absoluta, eu já vi muito junior member aqui que tem muito mais conhecimento de informática e telecom do que eu, então temos que ter cuidado ao afirmar as coisas pois a absoluta maioria por aqui está no forum para aprender ( inclusive eu) e não pode, ou no mínimo não deve, ser orientada pelos mais experientes com informações ou afirmações que não estejam corretas e fundamentadas.
Até o nosso grande guru OXbox toma o cuidado de dizer que acha ou tem determinada opinião sobre determinado assunto quando não é um tutorial, e é esse o espírito que deve prevalecer entre nós
Um abraço
Comment